Processo para construção de Brasília

POSTADO POR HERANÇA CANDANGA ON SÁBADO, 07 DE NOVEMBRO DE 2009

Juscelino Kubitschek, como Presidente da República, assina em Anápolis – GO uma mensagem ao Congresso Nacional, em 18 de abril de 1956, a qual propõe a criação da NOVACAP – “Com a finalidade precípua de promover o planejamento e execução do serviço de localização, urbanização e construção da futura metrópole nacional”.
Em setembro do mesmo ano, o Congresso Nacional decreta e Juscelino Kubitschek sanciona a lei n.º 2.874, a qual “dispõe sobre a mudança da capital federal e dá outra providências”.
Ainda em setembro, Juscelino Kubitschek, aprova a constituição da sociedade por ações da NOVACAP, pelo decreto n.º 40.017, nomeando Israel Pinherio da Silva, presidente, Bernardo Saião Carvalho de Araújo, Ernesto Silva e Iris Meinber diretores. Publicou-se o edital para o concurso nacional do plano piloto, o júri – integrado pelo arquitetos e urbanistas William Holfor, André sive, Stamo Papadaki, Oscar Niemeyer, Hildebrando Horta Barbosa e Paulo Artunes Ribeiro – declara vencedor o projeto do arquiteto Lúcio Costa.
Em 10 de outubro de 1957 é sancionada a lei n.º 3.273, pelo Presidente da República, a qual fixa o dia 21 de abril de 1960 para a mudança da Capital.
Juscelino Kubitschek, conduziu os trabalhos durante os 3 anos da construção de Brasília. E para ajudar a realização desse sonho, vieram os candangos.

Mas quem são esses candangos?

Fonte: http://www.sc.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário