Entrevista

POSTADO POR HERANÇA CANDANGA ON SEGUNDA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2009 

Segue abaixo uma entrevista feita com o Senhor Werner P. Scheidemantel, o qual veio para Brasília em 1960. Ele fala um pouco sobre o que viveu e seu ponto de vista sobre a cidade.

Herança Candanga - Entrevista




Entrevista:

Werner: “Eu tive esta primazia de chegar e assistir o nascer de uma cidade”.

Herança Candanga: Quando o Senhor Veio para Brasília?

Werner: “26/07/1960, a inauguração propriamente dita foi 21/04/1960 eu cheguei aqui alguns meses depois”.

Herança Candanga: Qual o momento histórico e político da época?

Werner: “Jânio Quadros caí e entrar João Goulart e a conturbação em massa que deu a revolução militarista”.

Herança Candanga: Quando chegou o que o Senhor esperava de Brasília? O que o Senhor achava que iria encontrar aqui?

Werner: “Eu esperava esse canteiro de obras que encontrei, uns amigos que chegaram antes relatavam sobre os canteiros de obras, empregados vindos do nordeste, minas e Goiás colados no Distrito Federal. E eu encontrei a cidade livre (atual núcleo bandeirantes) quando entrou os caminhões pau de arara que chegavam do nordeste abortavam na cidade livre”.

Herança Candanga: O Senhor achava que a cidade ia crescer como ela está hoje?

Werner: “Eu tinha a esperanças e quando cheguei era o Jânio Quadros que comandava, houve um surto e retorno de Brasília para o Rio de Janeiro. E ai eu assisti a derrocada dos imobiliários (...) terrenos do lago era praticamente dado e as pessoas passavam e vendiam por dois reais o metro quadrado”.

Herança Candanga: Hoje como o Senhor vê Brasília?

Werner: “Eu vejo maravilhado! A cidade foi projetada para quinhentos mil habitantes e hoje tem dois milhões e duzentos mil”.

Herança Candanga: Esse crescimento descontrolado causou um prejuízo à cidade?

Werner: “Houve um entupimento da cidade”.

Herança Candanga: Qual a diferença da Brasília da época para a de hoje?

Werner: “Naquela época havia mais solidariedade, mas isso é próprio do gigantismo da cidade (...), houve miscigenação do nordeste, do sul, do estrangeiro”.

Herança Candanga: O Senhor acha que valeu a pena vir para cá?

Werner: “Valeu a pena porque trouxe desenvolvimento para o Brasil. O Brasil do meu tempo era o litoral, interior era considerado Mato Grosso”.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 Herança Candanga Designed by Stefany Cieslak