Trânsito no DF

POSTADO POR HERANÇA CANDANGA ON SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2009 

Lúcio Costa quando planejou Brasília pensava em uma cidade de tamanho limitado e muito sossegada. A inovação introduzida pelas superquadras (conjuntos residenciais com mais de 50 mil metros quadrados) e entrequadras (espaço para estabelecimentos comerciais) permitiria a integração entre homem e arquitetura, comércio local sem atropelos, largas avenidas sem semáforos e trânsito tranqüilo. "Juscelino Kubitschek pensou uma coisa muito modesta, com poucos prédios, pouca população, pouca burocracia", conta o arquiteto Oscar Niemeyer que, com Lúcio Costa, desenhou a Capital Federal. "Quando fiz o Congresso, havia 80 deputados. Previ o dobro e, hoje, são 513. Quando fiz o Palácio do Planalto, era para 200 funcionários. E está com 700."

Mesmo com avenidas largas, Brasília enfrenta problemas de congestionamento no trânsito 



"A ida ao trabalho faz com que milhares de brasilienses das diferentes regiões administrativas do Distrito Federal e de moradores do entorno se desloquem diariamente para Brasília e consigam o inimaginável há alguns anos: congestionar o tráfego da cidade. O trânsito tornou-se um problema em avenidas que chegam a ter mais de seis faixas de rolamento no mesmo sentido.

O Eixo Monumental, a Via Estrutural, a Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) são os principais caminhos nas ligações de Brasília e absorvem grande parte do movimento de mais de um milhão de veículos registrados no Distrito Fedral.

Os problemas rodoviários de Brasília são decorrentes do crescimento, da metropolização e da “imprevidência” do planejamento posterior à instalação da capital e é preciso estabelecer novas ligações e melhorar o transporte coletivo."

Por Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/04/20/materia.2009-04-20.4853842307/view
http://www.estadao.com.br/megacidades/brasilia.shtm

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 Herança Candanga Designed by Stefany Cieslak