POSTADO POR HERANÇA CANDANGA ON TERÇA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2009
A Caixa Cultural Brasília apresenta a exposição “Subterrâneas Passagens”, do fotógrafo José Rosa e curadoria de Tininha Morato. O público poderá admirar as passarelas subterrâneas da capital federal na Galeria Piccola I, registradas na técnica pinhole.
A Caixa Cultural Brasília apresenta a exposição “Subterrâneas Passagens”, do fotógrafo José Rosa e curadoria de Tininha Morato. O público poderá admirar as passarelas subterrâneas da capital federal na Galeria Piccola I, registradas na técnica pinhole.
A visitação é de 28 de outubro a 29 de novembro, de terça-feira a domingo, das 09h às 21h. Também serão realizadas 12 oficinas do Projeto Fotolata.
Em “Subterrâneas Passagens”, José Rosa registra passagens, becos e passarelas de Brasília. O fotógrafo utilizou a técnica pinhole de fotografia artesanal, que consiste em se fazer fotografia sem o uso de máquinas convencionais. O trabalho foi realizado com diversas câmeras construídas com latas e caixas.
A motivação de José Rosa em trabalhar com a técnica está no contraponto ao modo digital de fotografar e de perceber o mundo, mais instantâneo e fisicamente fiel. Ao mesmo tempo, gerou também uma nova visão sobre o processo fotoquímico, propondo um resgate da fotografia enquanto expressão e desafio, atendo-se muito mais à idéia a ser registrada e ao processo de formação da imagem fotográfica do que ao simples clicar da máquina
Para Rosa, a fotografia pinhole requer do fotógrafo a compreensão de todo o processo, desde a confecção do instrumento até domínio da técnica, apropriando-se da luz como matéria-prima no seu fazer artístico. Esta técnica exige que o artista conjugue variáveis desde o manejo da lata e do enquadramento até a concepção do jogo dos claros e escuros, que definem os volumes e as formas registradas.
A fotografia em pinhole incentiva a criação e a produção fotográfica, além de recuperar o encanto e a magia que envolvem a câmara escura, restaurando seu poder de simplificar e desmistificar a realidade. Em “Subterrâneas Passagens” pode-se observar o comportamento da luz na formação da imagem, despertando a consciência crítica para o belo, para o artístico e para o inusitado dessa técnica. A fotografia como linguagem de comunicação contribui como meio de reflexão crítica da realidade, construindo novos olhares, novos conhecimentos e novas atitudes.
Inscrições Oficinas do Projeto Fotolata e agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9450
Horário: De 28 de outubro a 29 de novembro - terça-feira a domingo de 09h às 21h
Endereço: Caixa Cultural Brasília – Galeria Piccola I - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa
Preço: Entrada Franca
FONTE:
http://www.candango.com.br/aplicacoes/materia/index.cfm?id_area=68&id_conteudo=10442
0 comentários:
Postar um comentário